Del Rey ferveu!

Aquele superaquecimento que me impediu de viajar para Águas de Lindóia na comemoração dos 30 anos do Del Rey foi mais sério do que eu imaginava.

Como eu disse na ocasião, voltei para casa, troquei de carro e só na volta da viagem inspecionei o Del Rey. Foi aí que observei o óleo do motor esbranquiçado. Para evitar maiores danos ao cabeçote, evitei rodar com o Del Rey naquelas condições e chamei um guincho da seguradora – sim, eu tenho seguro para o Del Rey e sou muito bem atendido pela RSA.

Levamos o carro na plataforma até a oficina do Seu Roberto. A foto abaixo mostra o estado da junta do cabeçote (infelizmente não dá para ver o ponto em que ela derreteu e permitiu a entrada de água no motor).

Aqui é possível ver o “molho de strogonoff” que deveria ser o óleo do motor.

Ao desmontar o cabeçote, observamos que a carcaça da bomba d’agua estava bem corroída após 30 anos de bons serviços prestados. Eu consegui substituí-la por uma nova da marca “Jules Rimet”. Agora o Del Rey carrega uma taça em seu coração… rsrs

Enquanto o carro estava na oficina, quem passou por lá e acabou fazendo fotos do Del Rey foi o amigo Leandro, dono do “Belinão”. Acho que vamos marcar um encontro de Del Reys e Belinas lá na oficina do Seu Roberto… :)

21 Respostas para “Del Rey ferveu!

  1. Pow o meu tava esquentando,troquei a bomba d’agua,testei o radiador,ai passou agua pro oleo,resultado,junta do cabeçote e cabeçote com furos,então mandei arrumar tudo,e então depois de reparos todos no canto e bamba nova ele continua esquentando,poxa não sei o que fazer,o que será que deu errado,ou está errado?

  2. enfim meu possante chegou,com o motor beleza mas o problema de ferver continua,podem me ajudar,boa noite.

  3. oi bom dia tenho um del rey 86,tambem tava com mesmo problema de agua no motor e fervendo muito no gás,hoje ele ta na oficina ja uma semana comprei um cabeçote pos o meu ja era o ultimo passe,espero que ele volte logo. um abraço.

  4. olha cara.. mandei varetar o radiador…troquei as mangueiras… coloquei 1 litro de querosene no radiador e rodei 1 semana… lavei o sistema… troquei a tampa do expansor e radiador… até agora não tive mais probelemas,.. abração.

  5. oi sou o clodoaldo tenho um del rey que amo de paixao ja perdi ate minha namorada por causa dele mas nao largo acho que ele deu o mesmo proplema que o seu gostaria de saber quanto vc gastou eu nao queria vendelo amo ele demais

  6. Tenho um del rey 86 e está fervendo a agua…. troquei mangueiras, pus aquele líquido verde…. troquei a bomba d’agua…. mas continua a esquentar… principalmente nos engarrafamentos. Como faço para trocar o tal carvão da polia eletromagnetica? Me dê uma ajuda… agradeço desde já.

  7. Oi Marcelo tenho um DR muito violento mas que pena agora ele me deixou na mão. O cabeçote não para de esquentar levei para a oficina e até hj não o dirigi de novo. Estou esperando o mecânico deixa-lo filé. Abraços. Wagner. MG.

  8. Marcelo como voce disse o meu del rey agora também carrega uma taça em seu coração! Foi só dar uma usinada no cabeçote trocar a bomba de água troquei as velas e os cabo e pronto! Minha máquina ta violenta um ford abraço!

  9. Oi Sidney,

    Obrigado pela visita. Nossos carros nos dão mais alegrias que os carros comuns, mas também demandam atenção mais constante. Mas é sempre uma equação de resultado positivo!

    Um ford abraço,
    Marcelo

  10. fale Marcelo,cara,ha mais ou menos um mes,levei minha mulher em salto,que fica a uns 30 km daqui de itu e depois ia deixar o DR na oficina pra uma revisao,cara,tava igualzinho o seu,o mecanico disse que nao sabe como eu nao perdi o motor,mo susto,mas ta beleza agora,ele me cobro R$ 400,trocou todas as juntas deu um passe no cabeçote e conferiu as camisas,agora ta um aviao!!!abraço

  11. Nossa tenho um del rei 87 eu adoro aquele carro é o meu primeiro carro! É muito confortável e essa semana ele misturou água no óleo! Vou ter q fazer o moto?

  12. Oi Ed,

    Vou checar a informação com meu sogro, mas até onde sei o meu está com a válvula já desde quando eu o comprei. Assim que o levei para o meu sogro, uma das primeiras providências dele foi travar a ventoinha pois mesmo com a embreagem eletromagnética funcionando normalmente (original), ele a achava pouco confiável. Em resumo, acho que o sistema “suspeito” é o do famigerado carvãozinho, e não a válvula. Mas vou falar com ele e posto aqui a resposta.

    Um ford abraço,
    Marcelo

  13. Marcelo, uma pena o que aconteceu com o seu Del Rey. Meu Del rey também já ferveu uma vez, quando acabou o carvão da famigerada polia eletromagnética….. Mas são coisas que, quem dirige diariamente, está sujeito. Ah, não é só vc que tem seguro para o seu DR: eu também tenho um seguro total (não apenas contra terceiros) há 7 anos, e tb sou muito bem atendido pela Tokyo Marine.

  14. Oi Marcelo, o seu Del Rey está trilhando o mesmo caminho do meu, os mesmos sintomas e na mesma ordem de acontecimento, chega a ser curioso. Coisas típicas de um carro antigo, claro. Graças a Deus que o seu “apenas” ferveu, não chegou a fundir inteiro igual o meu… ou seja, um prejuízo menor. Olha, não seria interessante já aproveitar que o motor está parcialmente desmontado, e terminar de desmontá-lo inteiro e retificá-lo por completo? É um trabalho caro… eu que o diga… mas pelo menos vc terá um motor novo e à toda prova, saberá como ele está realmente por dentro em detalhes e terá muito mais segurança e confiabilidade de fazer viagens longas com ele sem medo de ficar pelo meio da estrada.

    O meu já deveria estar andando faz semanas, após toda a saga de mais de 6 meses em busca de peças e mão de obra que eu postei no Orkut. Apesar das dicas e da ajuda dos amigos do Orkut, iria ser inviável economicamente pra mim procurar uma mão de obra melhor fora de minha cidade, então resolvi arriscar um mecânico daqui mesmo. Mas já estou me arrependendo, pois levei as peças lá na oficina dele há mais de um mês e meio, era só pegar e montar o motor…e até agora nada. A cada vez que ligo lá ele me dá uma desculpa diferente…. o carro dele quebrou, o cachorro dele está doente, o irmão dele deixou ele trabalhando sozinho e blá blá blá… e nada do Del Rey sair da inércia. Dá desgosto, viu… dê graças a Deus de vc ter seu sogro como mêcanico de confiança e experiente, pois essa é uma espécie em extinção.

    Ouça, Já que desmontou seu motor, sabe dizer se ele estava com a válvula termostática? Ando cabreiro com isso, a impressão que eu tenho é que esses motores Renault/CHT não funcionam bem com a presença da válvula. Sem elaeles não esquentam direito, mas pelo menos eles não fundem causando enorme porejuizo. O meu estava sem, não esquentava nem a pau… botei a válvula, um mês depois fundiu. Não posso acusar a válvula termostática de ter contribuido no dano com plena certeza, mas, a coincidência entre a instalação dela e a fusão do motor um mês depois é de preocupar. Seria interessante perguntar ao seu sogro sobre isso, pra ver a opinião técnica dele… muitos mecânicos não suportam nem ouvir falar em válvula termostática, arrancam todas que vêem pela frente. Antes eu achava isso um serviço porco… mas agora estou repensando a questão.

  15. Oi Rafael,

    como eu já disse várias vezes, ninguém precisa acreditar em mim. Mas só meu sogro mexe no meu Del Rey. E nesses anos em que eu o conheço nunca vi um diagnóstico errado.

    Um ford abraço,
    Marcelo Toledo

  16. Boa tarde Marcelo.
    Uma pena saber sobre esse seu prejuizo, mas uma coisa estou quase com certeza…vamos ter um encontro dos DR’s na oficina porque estou quase levando o meu lá…ele esta com um problema que ninguem descobre e ninguem conserta…sempre que vou sair com o DR ele hesita e da um tranco antes de sair, ou, ele morre de uma vez…ja limpei carburador, ja fiz revisão geral, ja mandei trocar tudo da parte de transmição e ate agora nada…é incrivel como nenhum mecanico aqui consegue descobrir ou pelo menos me explicar o que pode ser…
    Logo logo estarei chegando na oficina do seu sogro pra ele ficar mais doido com outro DR pra ele consertar…
    Abraços…

Deixe um comentário

