Regulagem de carburador Weber

Amigos,

Esta contribuição veio do meu cunhado Fábio Toshio, que é um cara nota dez. Ele me mandou uma tabela com a regulagem dos carburadores Weber para toda a linha Ford, Fiat, General Motors, Volkswagen, Gurgel, Engesa, e Caminhões Mercedes Benz. A tabela é da Magneti Marellli, e até onde sei, difícil de encontrar. Espero que ajude.

Como eu não sabia onde armazenar o arquivo, decidi fazer uma promoção da minha própria empresa. Então vamos lá, galera…

visite o site www.marcelotoledo.inf.br e clique na área restrita

O e-mail é visitante@delrey.com.br e a senha é delrey (tudo fictício, ok?)

Clique em arquivos recebidos e faça o download do arquivo carburador_weber.

Depois vocês me digam se gostaram do arquivo e se gostaram do site da minha empresa. Se alguém precisar de serviços de comunicação, estamos à disposição… rsrs

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30 Respostas para “Regulagem de carburador Weber

  1. ola ,eu tenho um del rey 82 modelo 83 ,ele estava com vasamento no giclê inferior,e vasava muito,e não fasia 3km \l na cidade,desmontei -o e evedei com uma a aroela agora ele fa 5.5 na cidade e uns 7.5 na pista queria saber se tem como melhora essa marca,lembrando que meu carburador já esta bem judiado,,valeu

  2. Liguei no telefone sugerido e fui bem atendido com uma dica otima sobre marcha lenta do Corcel II com carb. simples , Obrigado !!

  3. Olá amigos!
    Eu também sou um apaixonado pela linha corcel, pois tenho uma belina 1986 a alcool, com o motor cht 1.6 e ela possui o carburador da weber 460 corpo duplo. Esse carburador é excelente, pois sua manutenção é relativamente simples, proporcionando econômia x agilidade. Pois na estrada a 100km /h faz 15,3km/l e na cidade faz 9,0km/l, mas andando tranquilo, pois se pisar o consumo aumenta. Ela está com os seguintes giclês: nas extremidades que são os da lenta do 1º corpo e lenta do 2º corpo é 55mm, já no centro temos na parte de cima os do respiro do ar sendo 135mm no principal do 1º estágio e 155mm no do segundo estágio, no centro temos os tubos misturadores que são F25 no primeiro estágio e F28 no segundo e na parte inferior temos os giclês de combustível que é 112mm e 115mm. Informo que esses giclês não são os originais de fabricação, pois fiz algumas alterações para melhorar o consumo, que era 8,0 e 12,5. Para quem quiser fazer uma manutenção ou até mesmo limpeza, acesse o site http://www.escortclube.com.br/ec/tutoriais/mk3_4_5_carburador460/mk3_4_5_carburador460.htm que lá tem um tutorial que dará um norte, enquanto não posto um. Enfim, parabenizo o Marcelo pela brilhante ideia de compartilhar sua experiência, propondo um blog onde todos podem aperfeiçoar seu conhecimento.
    att: Alexandre Costa

  4. ola galera…..tenho um del rey 89 – alcool -cht 1.6- motor auto latina..fiz o teste do galao..coloquei 1LT dentro de uma garrafa pet e rodei 7.3 km..

  5. Carapalida

    Agradeço as dicas. Meu Amigo Del Rey ouro tem seus 26 anos e 17 estou com ele. Ainda no motor original. Bravo, valente e só para saberem já rodou de Santarém-PA até Minas Gerais, 20 vezes pela Cuiabá/Santarém, mais de 900 km de terra e nunca me deixou na mão. Mas o carburador está surrado e debilitado, com folgas, passei até um esmalte no deposito para evitar soltar mais fragmentos, mas vou seguir a orientação. Obrigado pela dica. Porque em dezembro ele fará esta rota novamente. Abraço.

  6. posso botar um kit do gol 1.0 no del rey gui 1.6 cht alcool,,,,,88…irei transformar para gasolina …..como ficaria o consumo,,,,,,

  7. Cara ! se meu del Rey fizese 14 km eu estaria rico, pq eu rodo 6 mil km por mês.
    Não estou aguentando a dispezas ja pensei em mudar de carro , mas eu sou apaixonado pelo danado ! o meu del rey é 88 GL já mandei travar o segundo estágio para ver se obtinha melhor resultado. se alguem puder mim dar ulgumas dicas ficaria muito grato

  8. Olá Sergio,

    Obrigado pela visita ao blog e pelos elogios. Infelizmente não tenho o manual do 84, mas você o encontra à venda no Mercado Livre.

    Um Ford Abraço,
    Marcelo Toledo

  9. Marcelotoledo, valeu pelos arquivo, estava precisando. Tenho uma belina scala serie ouro ano 84 carburador weber e um del rey guia 86/87caburador solex, gosto muito desses carros. Minha belina na lenta esta meia fraca pra andar e esta ruim de partida com o motor quente. Marcelo você tem tambem o manual do del rey ano84? Valeu OBRIGADO! Você tambem é nota dez

  10. Oi Marcelo

    A marca de 14km/l que vc apurou no seu Del Rey com certeza deve estar correta, pois um carburador corretamente restaurado e regulado, inclusive com seu banho de níquel refeito, trabalha muito bem. Já vi carburadores novos, nunca usados trabalhando, e é impressionante o afinamento deles, não devem nada a uma injeção eletrônica. O problema é que pela idade dos nossos carros, a maioria dos carburadores estão todos bagaçados… aí não dá pra querer milagre. Porém a linha Corcel/Del Rey sempre foi famosa pela economia, principalmente das versões a álcool, que eram considerados os melhores motores a álcool da época. E eu comprovei isso no meu dia a dia… meu motorzinho renault nunca me deu trabalho pra pegar mesmo nos dias mais frios. E eu conseguia obter a marca de 8 km/l na cidade, mesmo com carburador desgastado e falhando nas acelerações de saída. Deduzindo que os 14 km/l apurados por vc sejam consumo em rodovia, não duvido nada que a marca esteja perfeitamente correta, pois o Del Rey é mesmo muito econômico.

    E a maneira de dirigir tb é muito importante pra economia, é preciso alertar as pessoas disso. Comprovei na prática. Tenho um primo que, antes de eu conseguir minha CNH, dirigia o Del Rey às vezes pra mim… só que ele tinha pé de chumbo, só andava esticando as marchas e esgoelando o motor. Chegava a me dar raiva, já que o motor Renault não é afeito a altos giros… o forte dele é o torque em baixa rotação. Mas a mula do meu primo não estava nem aí, só andava no alto giro, mania de APzeiro… resultado: o del rey não fazia mais que 4,5km/l na mão dele, eu colocava 10 reais de álcool e não dava pra andar um dia sequer. Tive a pirraça de fazer o teste da garrafa PET com ele pra tirar a prova. Depois que consegui a CNH, nunca mais deixei ele dirigir meu Del Rey… e na minha mão o carro é super econômico, através do mesmo teste da garrafa PET comprovei meus 8 km/l, diversas vezes. Só ke eu ando no torque, né… passo as marchas com 1500 rpm, e o caro deslancha suave como uma nuvem.

    É uma pena que o motor do meu carro fundiu… inclusive Marcelo, eu gostaria de propor a vc e ao Coronado, que abordassem o tema da retifica dos motores CHT e Renault em algum artigo, com dicas, informações técnicas e tudo mais… pois está sendo um verdadeiro pesadelo fazer o meu motor, estou a ponto de ficar louco já. Meu carro está parado desde o dia 23 de dezembro de 2010, e até agora (06/02/2011) não consegui tirar ele da imobilidade. Cada mecânico que eu consulto fala uma coisa diferente, nenhum deles passa segurança de nada, e querem cobrar o olho da cara, a impressão que tenho é que só querem sugar dinheiro sem resolver o problema direito. Tá osso viu… um artigo com informações confiáveis sobre fazer o motor dos nossos carros ajudaria bastante a não ser enganado por esses mecânicos picaretas que tem por aí. Fica a sugestão… axo que vou até criar um tópico no Orkut a respeito. Abraços!

  11. Caro Marcelo:

    Não consegui localizar a sua taberla para regulagem de carburador. Troquei todo o reparo do meu (Fiat Prêmio – Dupla carbvuração à alcool< porém não sei regular a entrada de ar e errei na ligação das mangueirinhas e, por incrível que pareça, já fui a vários mecânicos e nenhum deles sabe exatametne as posições … vão desligandotudo o que não entendem … Pode me ajudar?
    Obrigado

    Kleber

  12. Olá Luiz,

    A melhor forma de te ajudar é recomendando uma inspeção cuidadosa por um mecânico experiente. Pelo código, você está com um carburador Weber de corpo duplo. O desempenho melhora em relação ao carburador de corpo simples, porém o consumo aumenta mesmo…

    Um ford abraço,
    Marcelo Toledo
    http://www.forddelrey.wordpress.com

  13. Amigo ia esquecendo de lhe perguntar: Tenho um del rey 84 motor CHT e ta fazendo em torno de 5Km/1 não sei mais o que faço pra ele economizar tou com um carburador modelo: 460.034.02 e continua a mesma coisa. Gostaria que você com sua experiência me ajudasse a resolver este problema desde já muito obrigado …. aguardo sua opinião sobre este caso ok! fui um ford abraço Marcelo Toledo …….

  14. Valeu amigo fazia tempo que eu estava a procurando baixar esta tabela de regulagem de carburadores e agora graças a sua pessoa consegui valeu mesmo um ford abraço em você. brigadoooooooooo

  15. Oi Edimilson,

    Bom dia. Obrigado pelos elogios! Eu paguei 150 reais pelo serviço de niquelação do carburador. A mão de obra o sogrão não cobrou de mim porque sou da família… eheheh

    Com relação aos 14 km/l que eu mencionei, outras pessoas já questionaram a marca, e eu faço questão de informar: também não tenho muita certeza deste resultado pois o marcador de combustíveis do Del Rey não é muito exato, e talvez o frentista não tenha completado o tanque como eu pedi. Daí que a conta de kms rodados por litros consumidos pode ter seu resultado alterado para mais. Mas de qualquer forma, nunca estive tão contente com o meu Del Rey.

    Um ford abraço,
    Marcelo

  16. Ah sim Marcelo, agradeço de coração as orientações! Com certeza elas foram de muita ajuda. Acho que vou precisar seguir o mesmo caminho que vc, banho de níquel, montagem e regulagem por um profissional competente, altamente provável que seja o seu sogro. E, uau, 14km/l, nossa… essa média é fantástica. Os carros flex atuais não fazem isso no álcool nem com macumba… e isso, sendo carrinhos leves, aerodinâmicos e com motorzinho 1.0 com injeção eletrônica, contra um carro enorme, pesado, sem aerodinâmica nenhuma e com um “obsoleto” motor 1.6 carburado. É isso o que mais me impressiona no Del Rey e me faz cada vez mais gostar dele e acreditar na qualidade de seu conjunto mecânico, em contraposição à pretensa “modernidade” dessas porcarias que temos hoje no setor de carros populares.

    Apesar do meu carburador ter sido aberto na minha frente qdo foi trocado reparo, não sei exatamente em qual parte ele está desgastado. Acredito que não esteja descascando igual o seu, pois nunca tive problema com entupimento de giclês. Sei que tem um pistãozinho num sei das quantas lá que num tá trabalhando direito, segundo o amigo que mexeu pra mim me disse… e o problema dele e´a lenta irregular e a dificuldade de obter aceleração nas saídas. Vc poderia me dizer qual foi o custo do serviço de niquelamento na Carbunovo, e a mão de obra do seu sogro, pra eu ter idéia aproximada de qto posso vir a gastar? Como o motor do meu carro fundiu, vou ter um gasto pesado por agora… então vou deixar o carburador pra mexer mais pra frente. Uma coisa de cada vez, se não o bolso não aguenta.

    Após fazer pequenas funilarias, estava me preparando pra colocar as lanternas Arteb que o Thiago do Orkut me mandou lá do Paraná, meter cera no bichinho e tirar umas fotos, porém vou ter que adiar isso mais uma vez, por conta do motor ferrado. Mas assim que tiver oportunidade, mando umas fotos da nave depois de pronta! Marcelo, agradeço a atenção e parabenizo mais uma vez pelo trabalho singular com o blog. Abração!

  17. Oi Ed,

    Bom dia. Obrigado por visitar o blog. Com relação ao carburador do meu carro, o grande problema dele era o banho de níquel do interior da cuba. Com o passar do tempo, a ação do álcool corroeu esta cobertura e o carburador começou a descascar. São minúsculas partículas que entopem o giglê, fazendo com que o carro morra constantemente, e a aceleração fique prejudicada.

    A solução para o meu caso foi mandar niquelar o carburador na Carbunovo (www.carbunovo.com). Depois do banho, foi o meu sogro que montou e regulou o carburador. Posso garantir que o meu Del Rey hoje está com um comportamento totalmente diferente do que era antes. Ficou mais silencioso, a aceleração responde bem e ele está bem econômico. Cheguei a fazer 14 km/l na estrada, e já comentaram no blog que esta é a marca dos antigos Corcel II (mesma motorização dos nossos carros).

    Uma dica do meu sogro é que você não deixe a base de ferro para niquelar. Se a base estiver boa, não a desmonte. Aí está um dos grandes problemas para ajustar o carburador, segundo ele. Se quiser, ligue ou vá pessoalmente à oficina dele. Leve o seu carro e ele poderá te dizer o que é possível fazer. O telefone é 11-5522-5353. Ele fica próximo à Ponte do Socorro (Marginal Pinheiros). Se preferir, visite o site da oficina.

    Sobre a opção de carburador simples ou duplo, posso te dizer apenas o que li nas revistas especializadas da época. Logo depois do lançamento do Del Rey, surgiram os primeiros comentários de que o carro era muito pesado para o motor. Essa sempre foi uma reclamação, e por conta dela vieram soluções como o CHT, a carburação dupla e finalmente o motor 1.8 da Autolatina. Com tais modificações, pouco a pouco o carro foi ganhando fôlego, em troca da economia.

    Espero que consiga regular o seu carro. E se quiser me mandar fotos dele, eu publico no blog.

    Um ford abraço,

    Marcelo Toledo

  18. Oi Marcelo… escuta, talvez vc possa me ajudar com algumas orientações, principalmente pelo fato de nossos Del Rey serem xerox um do outro… rs… lembro-me que o seu carburador estava ruim, e vc deu um talento nele, vc tem como explicar em detalhes o que ele tinha, e o que foi feito nele? Estou pensando seriamente em levar o meu carro pro seu sogro regular o carburador, pois estou sempre em SP… e hj em dia é dificil achar quem manje de carburação. Meu carburador é o DFV 228 simples igual o seu, ele até funciona bem, mas está desgastado… foi trocado reparo dele, melhorou, mas a lenta dele é muito irregular, e conseguir aceleração pra sair de semáforos e eskinas com o carro parado é meio aborrecido. Já peguei a “manha” dele, mas… o ideal é que funcionasse redondinho. Será que seu sogro consegue dar um jeito definitivo no bicho prele ficar redondinho? Outra coisa…não sei se vc vai saber isso, mas não custa perguntar: em termos de economia de combustivel, o que é melhor: carburador de corpo simples, como os nossos DFV 228, ou carburadores duplos, como os dos Del Rey mais novos? Grato pelo que puder me orientar… abraço!

  19. Pingback: Os números de 2010 | Histórias de um Ford Del Rey·

  20. Andersom maga
    03/12/2010 às 2:22 PM

    Olá, tenho um del 88 alcool motor cht 1.6. Consumo um pouco alto na cidade 6,5 e na estrada mais ou menos 8.
    CARO COLEGA SE O SEU DEL REY É BEBERRÃO, O MEU COME COM FARINHA. FAZ 4,5Km POR LITRO DE ALCOOL NA CIDADE E 5,5 NA ESTRADA. ACABOU DE FAZER A RETÍFICA, O QUE PODE ESTAR ERRADO NELE. O CARBURA É UM BROSOL PROGRESSIVO.

  21. Olá, tenho um del 88 alcool motor cht 1.6. Consumo um pouco alto na cidade 6,5 e na estrada mais ou menos 8.

  22. Oi Anderson,

    Obrigado pela visita ao blog. No Orkut há comunidades sobre o Del Rey e o tema “consumo” já foi amplamente debatido. Em primeiro lugar, é preciso observar que um carro com 20 anos não terá as mesmas médias de consumo de quando ele era 0km e foi avaliado pela imprensa especializada. É preciso checar se não há problemas com velas ou outros elementos que podem comprometer a queima do combustível e o rendimento do carro. Ele tem ar condicionado? Você anda com o ar ligado o tempo todo? Como você dirige o carro? Por ser um modelo mais antigo, tem pouca eletrônica embarcada e o modo como você pisa influencia diretamente o rendimento do carro. Por último, a qualidade do combustível… é boa gasolina?

    De toda forma, a melhor opção é levar o seu carro em um mecânico que de fato entenda de automóveis mais antigos como os nossos. Um cara que está acostumado a mexer em injeção eletrônica vai te falar um monte de coisas que podem ser pura bobagem. Sei que pode parecer propaganda, mas eu recomendo a oficina do meu sogro (para quem mora em SP). O Leandro foi um dos visitantes deste blog que criou coragem, levou a Belina para o Sr. Roberto ver e ficou satisfeito. Se quiser experimentar, visite http://www.sugayama.com.br e veja o contato.

    Um ford abraço,
    Marcelo Toledo
    http://www.forddelrey.wordpress.com

  23. Marcelo tenho um Del Rey GLX 1.8 gasolina, peguei do meu sogro que foi o único dono.. fui premiado… o carro está totalmente conservado, manual, tudo funciona, apenas 175.000 km rodado, tem manual e até chave de reserva original.
    Mas (sempre tem um mas) ele tá fazendo 4 km por litro na cidade. … já enviei 3 oficinas e nada de conseguirem reduzir o consumo.. liguei hj para um chefe da mecânica de uma concessionária da ford aqui na minha cidade e ele dissi que para andar na cidade esse consumo é normal por causa dos congestionamentos.. vc ou seus colaboradores sabem me informar se um consumo desses é normal? um grande abraço a todos

  24. Muchas gracias, desde Uruguay, esta tabla me va a ser de mucha utilidad, saludos desde acá y nuevamente gracias.

  25. Valeu pela tabela!! Meu Del ReyZão 84 Alcool tá bebendo igual um Landau desregulado!! Esse motor CHT é show de economia! Tenho que regular.

  26. Ola marcelo ,esse tabela que voçê liberou pra gente é muito dez valei pela ajuda pois ja fiz a limpesa pela primeira do carburador do meu Del Rey e agora com a sua ajuda vou realizar a regulagem que o danado esta gastando muito alcool

  27. Oi Rivan,

    Obrigado pela visita. Infelizmente eu não posso te ajudar porque nem mesmo eu mexo no meu carro. Toda a parte mecânica e inclusive o carburador do meu Del Rey eu deixo para o meu sogro, que é dono de uma oficina mecânica e tem mais de 20 anos de experiência. Pelo que você disse é melhor encontrar um profissional para fazer um diagnóstico mais exato do que acontece. Só posso te dizer que isso que você relatou não é normal. A última regulagem que meu sogro fez no meu carro deixou o Del Rey bem esperto, e se eu pisar fundo eu deixo muito carro 1.0 para trás até nas subidas.

  28. a postagem foi otima mas precisava de algo mas visual de como regular o carburador do ford delrey 83 a alcool pois tenho um e ele não consegue subir um declive sem estar embalado e não passa do 40km , gostaria muito de fazer toda regulagem eu mesmo nele pois e meu primeiro antigão o qual chamo de del e confiar em mecanicos aleios hoje em dia ta dificil se poder me ajudar com algum video esplicativo eu agradeço .

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