Envenenando o motor do Corcel

Olá amigos,

Abro espaço no blog para publicar estas páginas de uma Quatro Rodas antiga. Elas mostram como era possível envenenar o motor do Corcel I. Talvez sirva de inspiração para aqueles que quiserem envenenar também o motor do seu Del Rey. Se for um Renault como o meu, talvez até dê para usar esta receita. Se for o CHT, creio que pequenos ajustes serão necessários.

Que tal vocês comentarem o que se pode fazer para envenenar os motores CHT e AP?

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Reportagem da Quatro Rodas dos anos 70

Este material está comigo há bastante tempo, e infelizmente eu não guardei a fonte. Talvez tenha sido postado no Fórum Nacional de Veículos Antigos, mas não tenho certeza. De qualquer modo, sempre vale a pena consultar o Fórum.

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102 Respostas para “Envenenando o motor do Corcel

  1. Boa tarde Pessoal!
    Acabo de realizar um sonho antigo, que muita gente acha doidera pura! Adquiri uma relíquia, um corcel II LDO, 1978, único dono com manual e tudo! Um achado, com preço baixo, que me dará condições de deixá-lo em estado de Zero novamente. Mas estou com dois pequenos problemas que espero solucionar com a ajuda dos colegas deste canal. O motor do meninão está standard ainda e tá pitando dimais da conta, e o mecânico chutou um valor muito alto pra fazer o serviço completo. O que eu gostaria de saber é se alguém saberia informar se trocar somente os anéis e as bronzinas resolveria a questão. O outro problema é quanto ao estofamento, alguém pode indicar um tapeceiro que saiba fazer as capas desses bancos de mola, e acabamento marrom em veludo na frente e courvim nas laterais, mas sem querer arrancar os olhos da cara?

  2. Falando no chute, Wellis, eu diria que sim. Se o motor é 1.6 do Corcel II – provavelmente CHT, o carburador pode ser trocado por um daqueles de corpo duplo, do Escort – o que deve alterar o desempenho. A melhor alternativa é procurar um mecânico de confiança para avaliar a viabilidade deste troca.

    Um ford abraço,
    Marcelo Toledo

  3. alguém pode me esclarecer,qual é o grau exato do ponto de ignição do del rey 83 1.6 álcool ?.Pois ele amarra nos 3500 rpm, Um ford abraço.

  4. Eu to quase fechando negocio com um Corcel GT , porém não sei se vale a pena , eu quero andar , nem que faça 3 por litro como meu Opala Turbo haha Quero saber se cabe um motor AP turbo no Corcel ?
    Obrigado , Um Forte Abraço :)

  5. Olá Gilberto, a princípio é possível, já que os dois eram equipados com o mesmo CHT, apenas com a inversão da posição. Mas existe alguma razão específica para a troca?

  6. Preciso de ajuda com 2 coisas galera a mais importante é sobre carburação; montei um motor azul (1.4) esses dias,ele trancou parado,funciona de 1ª e sem gracinha,mas ou se anda na pontinha da unha ou de pé cheio,já revisei ele todo (dfv),troquei reparo,banho de descarbonizande e nada,é ir subindo o giro e ele embola,embasga e depois vai subindo o giro capengando até ficar liso,mas ae ele ja tá em uns 2,500 rpms +ou-,puxei o afogador quase até o final e parou a gracinha,seria um caso de falta de combustivel,troquei o gigle de alta por um de 145 e continuou embolando até os 2,500 rpms,mas ficou gordo de dar uma fumacinha,ele tem um buraco entre 1,500 a 2,500 rpms,só pra gravar,velas,cabos e bubina são novos e é ignição eletronica e com o carburador do meu corcel funcionou legal;alguem tem ideia do que pode ser ?

    Vamos a 2ª duvida,mas ele vai ser facil por ja terem feito a adaptação.
    A adaptação da caixa de 5 marchas no corcel I. Tenho uma caixa do corcel II ainda motor renalt,a caixa serve tranquilo,mas a alavanca com a cupula e uma outra peça da alavanca são diferentes. A pergunta é : vou precisar desse conjunto de alavanca do corcel II ?
    Um grande abraço a todos

  7. Oi,
    No mercado livre tem um cara vendendo molas e ele sabe as medidas e diferenças das molas do corcel I e II, ele esta vendendo molas para corcel !
    de uma olhada !

  8. Oi ! parece que ser mecânico no interior é lucrativo, tirei 15 dias de ferias e fui no meu mecânico de lá para trocar o kit embreagem corcel, ele me pediu 350 e só pode mexer daqui 15 dias, absurdo aqui em são paulo é 200, dá vontade de comprar o guincho de motor e fazer o serviço eu mesmo ! afinal ter um carro antigo é para essas coisas a gente fazer o serviço ! ter o prazer de fazer o serviço ! quando levo ele no mecânico acho que o mecânico esta roubando um pouco do meu prazer ! kkkkkkk

    Abraços a todos !
    Fabiano parabens pelo negócio !

  9. Galera estou com um problema serio troquei o motor do meu corcel 76 por um motor de escort 88 1.6 (original a alcool coloquei 2 juntas e transformei o carburador weber para gasolina) entao coloquei a caixa de 5 marchas do del rei 86 agora não consigo fazer mais que 7 km por litro se alguem puder ajudar agradeço.
    Ford abraço a todos!!!

  10. Boa tarde pessoal. tenho um serie ouro 82 4 dono 135.000 km rodados.uma beleza de carro.ja estou com ele a 7 anos e nao tenho o que reclamar ,agora ja estou na parte em que estou turbinando a criança show de bola.

  11. Fadel,sei qual peça vc se refere,aqui a gente chama ela de flutobloc ou T mesmo,quando mexi na suspensão troquei as 2 pela mais baixa (std) pois tinha uma comprida e estava ruim,to só deixando dar um tempo pq to atolado de serviço (graças a Deus por isso) pra desmontar tudo pois percebi (andando sem capô) que faltou uma arruela ou algo assim do eixo (haste) do amortecedor do carona ,pois quando passei no quebra-molas a haste subiu uns 3 dedos,mas ele só faz é barrulho. Com o desmonte vou revisar tudo,trocar as borrachas,buchas e o rolamento do lado carona com a ajuda de outro dono de corcel,com isso vou comparar as molas e amortecedores com de um corcel II se a mola for grande corto 1 ou 2 elos.Anotei seu email e quando tiver no meu pc adiciono vc nos contatos,abç.

  12. Luiz o motor cht saiu em parte desses ford,como del rey,belina,pampa e se não me engano até em corcel II e a caixa vc usa tambem deles,vc pode até usar a caixa do motor renaut é só trocar a capa seca.

  13. Oi, vc olhou o full T block, ou o T do amortecedor ele vai embaixo do amortecedor dianteiro, as molas do corcel 2 são mais altas ! o corcel 2 é mais pesado ! o corcel 1 é mais compacto, e as vezes o amortecedor parece que esta perfeito só que com o uso ele esquenta e trava nas mais variadas posições e ai o corcel parece que vai voar ! vou deixar meu endereço de email edufadel@ibest.com.br tenho décadas de prática com corcel e estou a disposição, possuo um 1970 que teve esse problema com o amortecedor eu mesmo arrumei ! abraços !

  14. boa noite! caros amigos gostaria de informações tenho corcel belina 71 com motor 1.4 4 marchas parada a 9 anos o motor está trancado gostaria de saber se o motor escort da pra adaptar e qual caixa de 5 marchas daria pra colocar sem grandes modificações? ou um outro motor que desse pra por? um ford abraço a todos!

  15. Meu amigo Eduardo Fadel,se vc conhecer um mago desses vc me avisa,pois tá dificil achar um mecânico para mecher no corcel,ja levei em vários,eles olham o carro,torcem o nariz e dizem que ou estão abafado de serviço ou que no momento tá dificil,caso muito diferente do meu uno,chego e eles logo conectam um scaner e me passam a conta,rss.Vou tentando achar as molas e tentar ver as diferenças e depois vejo o que faço.
    Só pra registrar,na 4ª feira (10/07) numa dessas andanças fui em um sitio instalar um motor do gerador eólico e o dono desmontou um corcel II,como ele não tinha o dinheiro todo pra pagar,perguntou se ou eu receberia os R$ 50 depois ou se eu aceitava alguma peça desse corcel,fechei nas peças,peguei a caixa de marcha que segundo ele estava quebrada e mais 4 aros originais em excelente estado,desmontei a caixa e era somente 1 engrenagem da planetária quebrada,nunca fiz um negócio tão bom,rss.
    Fica na paz,bom fim de semana.

  16. Boa noite Eduardo Fadel, as bandejas estão ok,foram trocado as buchas das 4 ,em relação ao amortecedor não posso dizer que estão 100%,pois pra mim tem pouca restrição,mas o mecânico (ele tem uns 60 anos) disse ser macio assim mesmo nesse modelo,mas vc tocou num ponto que eu não tinha pensado,não sei se as molas são originais do modelo,vc sabe me dizer qual seria a diferença das molas entre o corcel 1 e 2 ?
    Esse mecânico disse que ficaria melhor de curva se eu colocasse o conjunto de suspensão do corcel a partir de 80,vc sabe dizer se dá pra colocar e qual parte eu colocaria ?
    agradeço a atenção,abç.

  17. Gefferson,boa noite,não sei se entregariam onde vc mora,mas sempre compro minhas peças na ” http://www.nafil.com.br ” quando eu dei uma repaginada no motor do meu eu vi que os pistões eram grandes (77mm) comprei os de 1.6 gasolina do 83 e serviram normais,pense no caso,e em relação ao carburador se vc tiver condição use o weber 460 novo,abç.

  18. Tive esse problema por causa dos amortecedores dianteiros ele parecia que ia voar ! os amortecedores estavam travando na posição mais alta ! veja as bandejas superiores e inferiores se tb não estão travando na posição mais alta e se as molas são as do corcel 1 que são diferentes das do 2.

  19. Ola marcelo
    tenho um corcel 74/75 muito bom, so q o motor ja esta bem cansado, onde consigo essas peça para retifica-lo, ha respeito do cambio 5 marchas teria q ser do del rey de 83 para tras? e ele esta com carburador simples onde encontro o solex 35/35? estou usando pneus 185-70/13 em rodas de liga leve uito bom pra anda. aguardo e agradeço
    ha e muito bom seu blog

  20. Boa noite,tenho um corcel 75 cupê,todo GT,com conta giros e console,mas acredito que era Bino pela admição para 2 carburadores (usava carburação dupla de fusca),mas bebiam muito e mesmo com muitos ajustes não passava de 11 km/l na estrada,coloquei o original e hoje faz os 11km/l ,mas na cidade,perdeu força,mas ainda compensou,a minha duvida é: quando pego um subida ele empina a frente e chega a torcer a roda (iguais aos 147 acabados),ja troquei todas buchas,o alinhamento tem que ficar negativo,mas gasta muito o pneu por dentro se ficar normal da-le a empinar,alguem pode me dar uma ajuda? abç a todos. (fabianosps@hotmail.com)

  21. o meu corcel tem uma taxa de compreçao muito alta, sendo 1.4 fiz 1.6 , deu problemas, o motor mesmo desligado ele funcion

  22. ola amigo sobre a caixa de 5 marchas pesquise muito ate decidir qual voce vai por pois fiz o mesmo e me arrependo pois meu corcel ficou muito ruim acho que por causa da relação de marchas depois disso tive ate que trocar o motor por um 1.6 foi o unico jeito de resolver o problema mais a cima voce vai ver em um comentari o endereço de um a oficina de são paulo onde os carras são especializados em cambio quem sabe pra você ir ate são paulo fica mais em conta do que pra mim sobre a direção tem um amigo meu que pos ficou muito boa mas não posso te dar mais detalhes

  23. Pessoal, sou de Juiz de Fora, MG, gostaria de dar os parabéns pelo Blog, tem muitas informações úteis. Bom, tenho um Corcel Luxo 75, e acabei de reforma-lo, ficou lindo lindo! Estou com a idéia de instalar um câmbio de 5 marchas e uma direção hidráulica do Del Rey. Sobre a caixa de marchas eu já percebi que não há dificuldades para instalar, agora sobre a direção alguém já teve alguma experiência?

  24. Olá Vinicius,

    A grosso modo, motores a gasolina geralmente possuem retorno de combustível para o tanque com o intuito de resfriar o combustível, aliviar a pressão na válvula de agulha e eliminar bolhas. Com relação ao carburador Mecar, trata-se de uma marca nova, que faz carburadores baseados em desenhos antigos. Mas não são bons. O melhor é encontrar um carburador original DFV e mandar recondicioná-lo. Às vezes o resultado sai melhor do que o novo da marca Mecar.

  25. sobre a questao do retorno de combustivel, qual sua finalidade?

    alguem conhece dfv pe de fero marca mecar?

  26. Caro Corcel Bino,
    Li em sua postagem de 28/11 que gostaria de entrar em contato para trocarmos informações a respeito dos Bino, seria um prazer compartilhar o que sei sobre estes ícones do automobilismo brasileiro.
    Meu email é mcastrolima@hotmail.com
    A proposito,parabéns pelo Bino 69.
    Abraço,
    Mauricio

  27. Olá Isaac,

    Bom saber que a transformação deu certo. Essa é uma dúvida que sempre aparece por aqui e agora temos alguém para nos ajudar com os detalhes.

    Um ford abraço e parabéns pela dedicação ao seu Corcel!
    Marcelo Toledo

  28. Pessoal,
    Consegui finalmente colocar uma caixa de 5 marchas no meu corcel GT 76. Foi uma ótima alteração, consegui uma caixa de um del rey 1983 e a única alteração que foi necessária foi a troca da capa seca da caixa do del rey pela capa seca da minha antiga caixa, com isso não foi preciso cortar lata do carro nem nada…
    O carro não ficou xoxo, até a terceira marcha ficou igual como antes (trocas rápidas), já a quarta é um pouco mais longa e a quinta dá uma leve aliviada na quarta, ficando entre 2000 e 2100 giros a 100Km/h em quinta.
    Ainda não fiz média do carro, mas creio que além de aliviar o motor, o carro ficou mais econômico.

  29. Olá Rjj

    “Peso em ordem de marcha” significa o peso do veículo com todos os equipamentos originais e com todos os fluídos necessários ao seu funcionamento, inclusive o combustível.

    Esta medida se contrapõe ao “peso seco”, onde diversos itens necessário ao normal funcionamento do veículo não são levados em consideração. Daí a diferença que você observou. Qual o peso real do seu Corcel? 944kg.

    Um ford abraço,
    Marcelo

  30. POVO TO AQUI DENOVO COM MAIS UMA DUVIDA CONSEGUI UM MOTOR DE ESCORT 1.6 BELEZA SÓ QUE O MARVADO É HA ALCOOL E O MUCANICO DISSE QUE ELE ME ENTREGA TRANSFORMADO HA GASOLINA SEM MECHER NOS PISTOES ALGUEM SABE QUAL A MAGICA QUE ELE VAI FAZER E SE EXISTE A POSSIBILIDADE DE FICAR BOM,DESDE JA AGRADEÇO ABRAÇO A TODOS.

  31. POVO TO AQUI DENOVO COM MAIS UMA DUVIDA CONSEGUI UM MOTOR DE ESCORTE 1.6 BELEZA SÓ QUE O MARVADO É HA ALCOOL E O MUCANICO DISSE QUE ELE ME ENTREGA TRANSFORMADO HA GASOLINA SEM MECHER NOS PISTOES ALGUEM SABE QUAL A MAGICA QUE ELE VAI FASER E SE EXISTE A POSSIBILIDADE DE FICAR BOM DESDE JA AGRADEÇO ABRAÇO A TODODS.

  32. Olá marcelo

    No manual do meu corcel 76 coupê luxo diz assim:
    PESO EM ORDEM DE MARCHA 944 Kg
    mas na plaqueta de nidentificação marca:
    PESO 873 Kg
    poderia dizer-me qual dos dois é o peso real do meu corcel

  33. Marcos ,

    Pode colocar que fica bom .. motor 1.6 com cambio correto !!

    Marcio,

    Verifique :

    1- Se o motor está fumando,
    2- Se “bate ou raja ” a parte inferior ( faz um barulho quando se acelera com o carro parado ).
    3- Teste a compressão do motor no mecânico.

    Se passar nos três testes não há porque abrir o motor . .

  34. amigos comprei um corcel II 82/83 alcool para restaurar ele esta com motor renault 1.6 ate ai tudo bem ao perceber um tucho no 3º cilindro decidi abrir o motor a parte de baixo esta pintada no tom de cinza original cth ,cabeçote é mesmo do renault nº82nu8090-b,mas os pistões não do ano já que eles são liso na superficie e o original tem uma ressalto usado ate 06/83 cod1270 e o sem ressalto desta data em diante,.estando em medida std,deixa-lo trabalhando assim é melhor ou pior .duvida terrível ,já que o antigo dono usava um pouco de gasolina o problema e regulagem para passar na inspeção veicular todo ano.gostaria de opiniões .obrigado.

  35. Daniel muitissimo obrigado pela resposta e preocupação mas seria inviavel para mim despachar o “corça” ate São Paulo pois aqui eu colocarei um motor de pampa 1.6 (que é o casal caixa e motor que tenho) e acho que deve ficar bom pois se no del rei e pampa funciona no “corça” deve funcionar tambem não concordas e mesmo assim vai me custar uns dois mil instalado com garantia e fico com o meu motor antigo e se der sorte encontro um cht 1.6 de 79 cv ai eu consigo documentar ele. Mas se tiveres mais alguma ideia ou alguma noticia desde ja agradeço.muito obrigado.

  36. Vi sua pergunta e vou tentar ajudar ..

    O motor do corcel 1.4 deveria dar conta de andar a 100Km/h com alguma reserva de potência pois chega de final a 135 KM/h ,..Seu motor tem que ser revisado começando pelo mais simples : Carburador , Ponto de Ignição, Velas , cabos, distibuidor , regulagem de válvulas ..

    Se tudo isso estiver OK , mande medir a COMPRESSÂo de seu motor , pode ser a hora da retífica..

    Quanto ao cambio , vá na http://www.cambiobras.com.br que eles montam para você um 5 marchas com a relação correta 4,11 , porque se vc colocar um cambio de cht moderno ficará mais longo e mais xoxo na estrada …

    O valor de potência no documento era medido antigamente com outos padrôes ou seja diziam que o 1.6 tinha 90 cv ma sna media de hoje são somente 69cv e os CHT por volta de 73 cv.

  37. corcel bino ,
    alguns meses atras fis esta postagem:
    galera tenho um corcel 1 1976 quase todo original e um comodoro 6 boca 1989 abro mão de viajar com o opala (apesar de todo o conforto vidro trava ar direção) emfim preciso de uma ajuda(pelo amor de DEUS)quero transformar o corcel em 1.6 e por uma caixa 5 marchas do delrey ou pampa afinal 5 marchas só que o meu mecanico teve uns particulares e sumiu do mundo alguem sabe como posso fazer essas mudanças sei que são possiveis pois tive outro 1966 que esse mecanico fez e ficou otimo só que o olho cresceu(força de expressão) e eu vendi se alguem sabe passo a passo ou alguma coisa que me ajude fico muitisimo agradecido desse eu não me disfaço mais. valeu galera desde ja agradeço.
    consegui uma dupla otima funileiro e mecanico só agora me surgiu um problema o corça(corcel) ta meio amarado na reta e na descida 120km/h 130km/h só que na subida 60 70km/h até aquela tal de ignição assistida com bobina de alta eu pus e não mudou nada de uns dias pra ca ele ta bebendo pra caramba amedia caiu la embaixo agora me disseram pra colocar um motor de escort 1.6 mas eu não queria sair do 1.4, voce sabe me dizer se eu fizer o motor por inteiro ha possibilidades de melhorar esse problema esse motor de escort tem 5 cv ha mais do que o meu pelo menos no documento me desculpe pelo jornal escrito aqui e como dis nosso amigo Marcelo um Ford abraço.

  38. OBS: A caixa seca do CHT (a partir de 1984) é diferente, e aí já é mais complicado para adaptar no corcel 1. Procure o cambio do Corcel II/Delrey até 83.

  39. Com algumas adaptações, dá para colocar a caixa de 5 marchas do Corcel II 1.6/ Delrey no Corcel 1.4 de 4 marchas. O meu Corcel Bino está com essa caixa e funciona muito bem. A diferença não é só a 5a marcha, a relação final dessa caixa também é mais longa. À 100km por hora, passa pouco de 2000 giros, o que contribui para a economia. Mas o Bino tem motor preparado (deve ter uns 90 a 98 CV), e assim, se você for manter o motor 1.4 original, eu colocaria pelo menos um carburador de corpo duplo ou uma dupla carburação, para melhorar o torque, pois caso contrário o carro tende a ficar meio xoxo, longo demais. Pneus 165/70 também podem ajudar a encurtar um pouco a relação final.

  40. O carburador original do Corcel GT é Solex, sim, mas é o Solex 35/35 Francês. Esse carburador é semelhante ao que era usado no Passat TS, mas o segundo estágio é mecânico, sendo que as engrenagens podem ser reguladas para a abertura simultânea das borboletas, sendo uma ótima opção para motores preparados. No Passat TS o segundo estágio era a vácuo, e costumava dar muitos problemas, e o carburador acabava sendo substituído (geralmente pelo weber mini-progressivo). Ocorre que os mecânicos da década de 70 achavam o carburador do Corcel GT igualmente complicado, e o substituiam pelo de corpo simples do Corcel comum, acompanhado do respectivo coletor. Era um retrocesso, mas a verdade é que o carro funcionava bem e ficava mais econômico (mas perdia em desempenho). E o carburador original geralmente ia parar no lixo. Por isso, esse carburador hoje é bastante raro. Ele é diferente do Carburador de Corpo Duplo usado no Corcel II 1.6, que também é Solex, só que é o 34/34 nacional, que é calibrado para maior economia.

  41. O Corcel I tem um carburador solex Brosol Sim original !!!! alias eu mesmo tenho 2, já falaram isso para mim, so que o catalogo da Brosol cala a boca de qualquer 1, é um otimo carburador !!!! Tente uma casa de retificação de carburadores L.F Carburadores esta situada em Santo André a. Av. Bom Pastor, 912 – Jd.Bom Pastor. Recondicionamento de Carburadores (Àlcool e Gasolina) Limpeza etc, foi o melhor preço eles foram atenciosos, devem saber, pois levei o carburador e instalei e nem precisei regular @
    qualquer coisa pode perguntar !!!!

  42. Lamento não saber te informar, Cristiano. O máximo que posso fazer é te indicar a tabela de regulagem de carburadores weber que já publiquei aqui em outro post. Para facilitar, siga as instruções:

    1) visite o site http://www.toledocom.com e clique na área restrita
    2) Use o e-mail visitante@delrey.com.br e a senha delrey
    3 )Clique em arquivos recebidos e faça o download do arquivo carburador_weber.

  43. cara,alguem sabe me dizer qual a medida original dos gicles do carburador solex h34/34 do gt 75? aqui na cidade ja me estressei com os mecanicos falando merda que esse carburador nao é original e na internet tambem nao tem,quebra essa pra mim galera.

  44. Sr RICARDO AUGUSTO PEREIRA, para deixar o seu Cht mais economico, instale a bobina do gol MI de dois polos, não precisa mexer nada em cabos, somente o terminal. Verifique se o seu carro esta esquentando bem o coletor de admissão, se não esta entupido de ferrugem o coletor de admissão e por ultimo pode verificar que seu CHT esta com cheiro forte de alcool, então diminua o gicle de marcha lenta, para ter ideia o meu XR3 Formula 1.6 esta ótimo e fazendo entre 7 a 8 dentro da cidade com o gicle de lenta 40, com a marcha lenta perfeita e gicle de ar primeiro estagio 190 onde o meu original é 175. Então vai aumentando gradualmente e testando.
    Boa sorte

  45. Olá Marcos Ramos,

    Obrigado pela visita. Eu te recomendo duas coisas: dar uma lida nos posts e comentários anteriores deste blog, pois já falaram bastante da adaptação de motores e câmbios no Corcel. Outra dica é dar uma lida no FNVA – http://www.fnva.com.br. É o fórum mais sério que eu conheço sobre carros antigos e lá a galera discute a fundo como realizar as modificações.

    No seu caso sei que é necessário mudar a altura do túnel, pois o câmbio de 5 marchas é maior. Isso significa que além do mecânico, você vai precisar de um funileiro para fazer a adaptação.

    Um ford abraço,
    Marcelo

  46. galera tenho um corcel 1 1976 quase todo original e um comodoro 6 boca 1989 abro mão de viajar com o opala (apesar de todo o conforto vidro trava ar direção) emfim preciso de uma ajuda(pelo amor de DEUS)quero transformar o corcel em 1.6 e por uma caixa 5 marchas do delrey ou pampa afinal 5 marchas só que o meu mecanico teve uns particulares e sumiu do mundo alguem sabe como posso faser essas mudanças sei que são possiveis pois tive outro 1966 que esse mecanico fez e ficou otimo só que o olho cresceu(força de expressão) e eu vendi se alguem sabe passo a passo ou alguma coisa que me ajude fico muitisimo agradecido desse eu não me disfaço mais. valeu galera desde ja agradeço.

  47. Evandro, em 1970 a Bino Sandaco era Comandada por Luiz Antonio Greco, (dir comercial), Felipe Mascioli (dir presidente) e Arthur Mascioli (dir. Industrial). O Greco já é falecido há muitos anos. Os Mascioli foram donos da Cometa até alguns anos atrás. Espero ter ajudado.

  48. Depois de muita procura, consegui comprar um Bino 1969, legítimo. O carro precisa de restauraçao, mas tem muitos detalhes originais. Uma raridade. Gostaria de fazer contato com o Mauricio, que postou faz algum tempo informando que estava comprando um Bino para trocar informaçoes.

  49. Meu corcel 1970 modelo 71, em 1989, minha mãe bateu ele, e amassou a longarina e nunca mais nada se encaixa direito nele, comprei longarinas novas e não consegui funileiro de confiança para realizar o serviço, solicito se alguem souber em são paulo, alguem bom para instalar eu agradeço !!!!

  50. Se for pelo porte do carro, o câmbio do Escort MK4 (Mais conhecido como Hobby) é o mais indicado. Se bem que os MK3 (modelo anterior também é CHT). Cuidado com o seguinte: Aguns Hobbys, o câmbio é acionado por cabos de aço. Corre disso. Quando arrebenta, é mosca branca de olho azul e pata amarela. Ninguém tem. O meu é um GL 1.6 ano 1991. O câmbio é acionado por uma barra de aço. Não aborrece. Entretanto, os motores dos Escorts são transversais. Não sei se isso inviabiliza, porque o Corcel não é. Corcel II também não. Mas não creio que o câmbio de um carro desse tamanho seja o melhor pra voce. Fóruns de carros antigos costumam ter preparadores e adaptadores pra cantar a pedra. E estou quase certo que de AP nem rola.

  51. Olá Maurício,

    Vamos aguardar para ver se algum dos visitantes do blog pode contribuir com informações a respeito. Eu não tenho conhecimento suficiente para te ajudar, infelizmente.

    Um ford abraço,
    Marcelo Toledo

  52. boa tarde, quero colocar um motor cht com cambio 5 marchas no meu corcel I 1976, para melhorar a perfomance dele, gostaria da ajudas de voces amigos, para qual cambio fica melhor à adaptação ao motor cht (motor já tenho) falta o cambio, já achei do motor ap, mas nao comprei porque nao sei se serve, alguem me ajuda??? fico no aguardo das respostas e desde já agradeço a todos do fourm

    Mauricio da silva

  53. Qual o melhor motor pra adaptar ao Corcel? Penso dar uma melhorada, inclusive com colocação de injeção.

  54. Caros amigos, trabalhei de 1966 a 1970 na Bino Samdaco, da consolação, infelizmente perdi minha carteira de trabalho, agora quero me aposentar, e não consigo comprovar esse período trabalhado.
    Pergunto: vocês não teriam dados sobre a empresa, pessoas físicas responsáveis (ex donos), endereço atual, ficha de funcionários, etc… para que eu possa estabelecer contato.
    grato
    Evandro Rui Nogueira de Souza
    email: laolivi@terra.com.br

  55. Olá. Pretendo colocar eixo 77mm do CHT 1.4 no meu 1.0 monoinjetado (além de pistões 79mm álcool, medida +1). Pergunto: A injeção vai funcionar (lógico que vou aumentar a vazão)?? … mas minha pergunta é quanto aos sensores… existe algum sensor no eixo original do 1.0 mono que acione a injeção ou tanto faz qualquer eixo?
    Obrigado e abraço

  56. Muito boa a materia eu amo o meu corcel 1974 a um ano comprei ele e não troco por nenhum outro, mas fora os elogios que eu posso dar a ele, eu tenho um problemase vcs por favor puderem me ajudar dando uma dica, meu Corcel quando chega aos seus 80 km de 4ª marcha faz muito barulho e tenho medo de pisar mais e ocorrer augum problema, o que pode estar causando isso?

  57. senhores, é possível adaptar o cabeço cht com coletor admissão no corcel II 1983 motor renalt 12, alguem conseguir fazer essa façanha, se não me engano tem diferença de furos, com relaçao a troca de cambio, tem coroa 43 e 41 dentes, eu troquei o cambio de 4 para 5 machas, ele virou um bicho para andar e economisar alcool. é raro um campio perfeito.
    abraços a todos.
    Paulo Mendonça

  58. Oi Cristiano,

    Obrigado pela mensagem. Se quiser me enviar fotos do seu Corcel e contar um pouco da história dele, eu publico aqui.

    Um ford abraço,
    Marcelo Toledo

  59. caro marcelo
    pensei que nao atualizavam mais este blog mas estava errado felizmente
    sempre gostei de corcel e agora depois de certa idade consegui adquirir meu segundo gt este atual muito conservado com 40000 km rodados mas nao sou muito fa de carro original nem muito extravagante
    bom, quero mexer no gt e deixar com cht pra dar pau nos ap aos poucos vou conseguir e quero compartilhar com voces que bom que tem gente que pensa igual valeu

  60. Olá Edu,

    Difícil indicar uma funilaria que faça este tipo de serviço. Talvez os colegas possam indicar alguma oficina, não?

    Um ford abraço,
    Marcelo Toledo

  61. OI,

    TENHO UM CORCEL 70, E GOSTARIA DE SABER EM SÃO PAULO, QUEM SABE TROCAR LONGARINA DELE, JA COMPREI NOVAS, MAS PRECISO INSTALAR.
    EDU

  62. Daniel!
    Muito obrigado pela resposta!
    já realizei a troca do platinado por ignição eletrônica, ficou ótimo só encostar na chave que ele pega. Também troquei de mecânico e pelo menos por enquanto este está acertando hehehe, até ele está hoje na oficina para troca das tulipas e trizetas que estavam “soqueando” quando eu ia arrancar…

  63. Pingback: Os números de 2010 | Histórias de um Ford Del Rey·

  64. Ricardo
    Se o seu motor é um Renault , o problema pode ser o cabeçote que ainda não está com a taxa de 12:01 . Se você montar um cabeçote de CHT alcool, vai melhorar bastante o consumo e o desempenho desde que com o devido acerto de velas , cabos , bobina , e carburação (pode estar com excesso de combustível).
    Outro detalhe importante, é o coletor que vc está usando do modelo a gasolina e se não me engano não possui sistema de aquecimento interno ( passa àgua do radiadior por dentro dele) isso faz também alguma diferença no consumo principalmente na fase fria do motor..
    Como originalmente os renault a alccol sairam somente com carburação imples , vai de cabeçote e coletor original a alcool CHT que fica o bicho!!
    Vantagens – Esse comando de válvulas origina do renault é melhor do que o CHT original (perde só pro XR3).
    – O cambio do del rey 82 é melhor escalonado do que os pós 84 .

  65. CAROS COLEGAS, PASSEI O MEU DEL REY 82 1.6 DE GASOLINA PARA ALCOOL. REBAIXEI O CABEÇOTE EM 0,75mm E VOLTEI TODAS AS MEDIDAS EM STANDART. RETIREI O MINI PROGRESSIVO WEBER E COLOQUEI UM BROSOL DUPLO PROGRESSIVO MECÂNICO.
    ESTOU UM POUCO INSATISFEITO COM O CONSUMO, POIS MESMO COLOCANDO UM RETORNO DE COMBUSTÍVEL NO CARRO, ELE ESTÁ FAZENDO 4,5Km POR LITRO DE ALCOOL.
    O BOM É QUE GOL BOLA 1.6 E CELTA 1.4 ESTÁ COMENDO POEIRA DE MEU DEL REY.
    ALGUÉM SABE COMO DEIXÁ – LO MAIS ECONÔMICO.

  66. ISAAC
    Vou me intrometer … Eu tenho um pouco de experiència com a linha FORD pricipalmente os Renault e lhe digo que o problema de seu carro não é o cambio … Se vc colocar o cambio do Del Rey vai ” assasinar o desempenho” porque o cambio do motor 1.4 tem relação de diferencial mais curta do que o 1.6 . ( 4,11 x 3,84)
    Existem raros casos em que saiu o GT modelo II com motor 1.4 e 5 marchas ( se não me engano 78 /79) esse sim com cambio adequado para colocar no seu carro na verdade é mesmo cambio que o seu com uma 5 marcha a mais .
    Esse cambio mais curto saiu também nas primerias Belinas II , mas é raridade encontrar. Normalmente você vai encontrar somente cambios de CHT que são mais longos ainda … daí seu carro só andará em descida de serra…Sugestão : Fique com seu cambio porque o problema não está aí ..

    Confira o ponto de ignição , carburador, e se possível troque o platinado pela Ignição Eletrônica do Corcel II .
    Os caburadores geralmente dão muita dor de cabeça porque o ” mexânico ” deixa o carro apenas “funcionando” e não corretamente acertado.
    Deve-se verificar se o seu carbura não está com folga no eixo o que o torna impossível de acertar corretamente e o carro fica muito fraco..
    Não esquenta se o motor parecer ” gritando ” em quarta porque apesar de dizerem o contrário o Renozinho aguenta bem 6500 RPM sem quebrar !!!
    Abraço
    Daniel

  67. Welton. Isso se as rodas e pneus estiverem no tamanho original. Senão baguncou toda essa matematica. Gostaria de aproveitar pra falar sobre a primeira mensagem. Todos esses motores sao Renault. Oriundos do Ventaux (Gordini, Daulphne). Pois a Ford comprou os direitos da Willys na época. Que por sua vez detinha os direitos da Renault no Brasil. Isso mesmo! Motores Ford em corceis, belinas, pampas e escorts (CHT) são o mesmo dos Gordinis. Melhorados obviamente pela Ford que na época contou com o pai do Gil de Ferran (desculpem-me se escrevi o sobrenome errado), piloto de Formula Indy, em sua equipe de engenheiros. Na verdade, os corceis sao Projetos Renault que estavam na agulha para lancamento no Brasil. E os Escorts como o meu, herdaram este motor, porque o original do Escort na Europa, não se adaptou com muita eficiencia ao alcool.

  68. Isaac, do meu ponto de vista para o seu corcel ñ estar passando de 125 km/h, pode ser a regulagen de válvulas, ou ponto de ignição.
    Uma sugestão: tente fazer diferente, ao invés de medir a velocidade pelo velocímetro meça pelo conta giros, quando você estiver em alta velocidade tente reparar no mesmo, a 100 km/h o seu corcel vai ter de estar marcando 35 RPM (3500 RPM), 110 km/h 40 RPM, 120 km/h 45 RPM, se o velocímetro estiver parado nos 120 km/h e o conta giros continuar, 50 RPM que equivalem á 130 km/h, 55 RPM á 140 km/h, 60 RPM á 150km/h, se isso que eu descrevi acontecer pode se que o problema esteja no cabo do velocímetro, se o velocímetro parar nos 125 km/h
    e o contagiros nos 4500 RPM pode crer que o problema esteja na regulagem do motor, ou talves o motor nunca foi tão exigido em altas velocidades pelo antigo dono, ou seja talves ele ainda esteja meio preso.
    lembrando que o corcel gt no manual do proprietário a faixa ideal de giro do motor XP é de 6000 RPM, aguentando por breves momento 6500 RPM.

    cara espero que isso tenha ajudado.

  69. Marcelo,

    Eu gostaria de deixa-lo o mais original possível, mas estou tendo diversas decepções com os mecânicos daqui da minha cidade (Pelotas-RS) pois ninguém acerta. Mandei fazer a caixa e a mesma ficou vazando óleo, mandei fazer a suspensão devido à barulhos, ficou ótimo de suspensão mas os barulhos continuam hehehe (acho que pode ser no freio…) a única coisa que eu mandei fazer que ficou razoável foi a lataria. É um martírio restaurar carros antigos hoje em dia…
    Sobre a velocidade, sim é marcada no ponteiro, quando eu o comprei, não funcionava uma das vias do carburador, ele foi limpo e regulado, mas a regulagem não durou uma semana e voltou a se engasgar…

    Muito obrigado pela resposta rápida, legal saber que mais pessoas tem os mesmos interesses por fords antigos…

  70. Oi Isaac,

    Em primeiro lugar, é preciso pensar bem: se o Corcel está todo original, modificar a sua mecânica faz parte dos seus planos ou você quer preservá-lo como está para uma possível placa preta? Com relação à caixa de câmbio, ela pode ajudar um pouco, mas é um desafio encontrar uma caixa de cinco marchas dos primeiros Del Rey em boas condições para adaptá-la no Corcel. E não se esqueça de que seria necessário fazer uma funilaria para aumentar o espaço daquele túnel central.

    Se o carro engasga, pode ser regulagem do carburador. Se você for de SP, eu posso te indicar o meu sogro para a regulagem do carburador: ele tem uma oficina mecânica e é o único profissional em quem eu confio para mexer no meu carro. De qualquer forma, essa velocidade final de 125 é medida pelo velocímetro do carro? As revistas da época falam em velocidade máxima do GT na faixa de 145 km/h. Era um esportivo mais na aparência do que na essência…

    Um ford abraço,
    Marcelo Toledo
    http://www.forddelrey.wordpress.com

  71. Caros,
    Possuo um Corcel GT ano 75 mod 76. está todo original, com carburador solex corpo duplo e tudo mais.
    vale a pena colocar a caixa de marcha do del rey (5 marchas) nele?(se é que dá para fazer isso) ele está dando pouca final, em torno de 125Km/h, e parece que engasga, isso seria regulagem de carburador?
    não entendo muito de motores, se puderem me esclarecer essas dúvidas ficarei grato

  72. Welton,

    O seu Corcel GT já está quase um Bino, com cilindrada de 1.440cc, pois vc usa pistões de 1.6, que já tem 77 mm, e o cabeçote do GT já tem valvulas maiores. O Carburador original do GT, solex 35 corpo duplo, substitui bem a dupla 32 do Bino. Daí o bom desempenho que vc relatou.

    Poderia ainda ser melhorado com aumento de taxa, trabalho de cabeçote e comando. Creio que alterar o cambio pode trazer alguma pequena vantagem apenas em consumo e velocidade máxima.

    A Receita do Daniel para o Corcel 1.6 a alcool é perfeita, e parte dela vale também para os modelos 1.4 a gasolina que ganharem pistões maiores, inclusive se houver mudança de combustível para o alcool.

  73. blz, joão vlw ai pela informação vou te add sim, realmente é mesmo sempre bom que tenha alguém que ajude e opine sobre o assunto de fuçar no motor do velhinho.

    flw.

  74. Bom .. tenho um Corcel 83 alcool que cola 160 fácil fácil apenas com o devido acerto de carbura, cabos , velas e ponto de ignição.Ainda está original mas veja abaixo a receita que vou fazer nele..

    O melhor cambio é do motor renault até 82 , pois na verdade é um 4 marchas com uma quinta a mais ( a quinta não serve para dar final) , porém as três primeiras marchas são perfeitas.
    Saiu até 79 / 81 o corcel gt com a mesma relação só que com diferencial 4:11 mais curto do corcel antigo até 77. Essa relação mais curta saiu tembém nas primeiras Belinas 1.6.

    Já o cambio de 84 em diante não o use porque é extremamente longo matando o motor em qualquer regime de rotação..

    Minha receita para ficar com quase 90 cv ( números atuais)
    O motor renault original a Alcool rende 66 cavalos (na medida de hoje) O gasolina rende 69Cv.
    1- Trocar a corrente de distribuição pelo modelo a gasolina ( o alcool tinha o ponto do comando de válvulas atrasado propositalmente para ter mais torque em baixa)
    2- Usar pistões e camisas 1,50 mm (existe esse kit mas é dfícil de encontrar ..Com ele o motor vai a quase 1700 cc)
    3- Ventoinha elétrica ( a original direta segundo a Ford , rouba 4 cavalos do motor);
    4- Taxa de compressão ( 0,5 a 1mm ) ficará em 12:6 de taxa.
    5- Trabalho nos dutos dos cabeçotes ( o motor 1.6 alcool usa o cabeçote dos 1.4 e por essa razão cria-se uma restrição medonha ao fluxo de mistura) pode-se trocar o cabeçote por outro também
    ( CHT ).
    6- Carburador – Montar 2 DFV ou um Duplo .
    ( com 2 carburas acertar o carro é um tormento!)

    Resumo: o motor a alcool original do corcel ( renault) rende menos do que o gasolina por causa desses detalhes.. corrigindo-se o ponto do comando a rotação de potência máxima passa de 4800 para 5600 rpm , e o torque máximo de 2800 para 4000rpm valores iguais aos do motor a gasolina porém com o benefício da taxa de compressão bem mais alta..
    Só nisso já se ganha alguns cavalinhos!!

  75. welton..isso mesmo nao depende so do motor e sim das engrenagens,,,o corcel 2 ate 1983 saia com o motor 1.6 e com o cambio alongado…dai qe surge vc compra a engrenagem da 4 marcha do corcel 2 e coloca no cambio do corcel 1..qe por sua vez possui 2 engrenagem a mais…parece pouco mas pensa quantas voltas o cambio da por segundo,,,fax isso qe vc vai ver a diferenca..

    fllows

  76. todas essas explicações, mas qual era a velocidade maxima dos ford corcel preparados pela bino porque naquela época o corcel 1,3 litro já atingia bem uns 140km/h, e acelerava até 100km/h em 20s.
    Estou perguntando isso porque eu tenho um corcel I gt 76 com camisa, anel, e pistão do corcel II 1,6 e com isso agora eu consigo colar o ponteiro fácil, fácil nos 160 km/h, sendo que no começo quando eu avia o pego, ele não passava de 150 km/h pode ser pouco 150 para 160 mas o cambio também faz a diferença muitos acham que a relação de marchas do corcel é longa, só parece mas não é, e outra a preparação da bino se resumia apenas ao motor, eu acho que se mexesse no cambio colocando uma relação de marcha um pouco mais longa o corcel desenvolveria velocidades finais mais altas, sei disso porque quando o meu corcel atinge uns 140km/h ele começa roncar e a pedir marcha dando a impressão de que o motor ja esta no limite de giro, por isso agora eu estudo a troca das relações originais de marcha do corcel I 1,4 (que são de 4 marchas, mais curtas), pelas do corcel II 1.6, também de 4 marchas, só que mais longas do que as do corcel I.
    vlw ai pelo espaço para comentar.

  77. Prezado Mauricio,
    Hoje é difícil encontrar um Corcel Bino “verdadeiro” , assim entendidos aqueles que eram vendidos novos pela Bino Samdaco já totalmente equipados. Foram poucos e a grande maioria foi descaracterizada com o tempo, inclusive durante processos de reforma e restauro, por puro desconhecimento dos donos que resolveram tirar os equipamentos para voltar o Corcel ao original sem saber o que tinham nas mãos. E em razão disso, muita coisa foi parar literalmente “no lixo”. Como nunca existiu de fábrica uma “Serie Bino”, esses carros novos prontos eram apenas sedans e cupês com numeração de chassis normal que passavam pela preparação na Bino, e assim, impossivel saber quem um dia foi um Bino, senão quando ainda restou alguma caracterização. O mesmo fenômeno ocorreu com o Opala Envemo. É bom dizer que mesmo nos carros novos vendidos prontos, os equipamentos utilizados variavam, dificilmente havendo dois carros idênticos. Mas a Bino também vendia equipamentos avulsos para quem ja tinha o Corcel e queria personalizá-lo, então em tese qualquer corcel (inclusive GTs e Belinas) pode ter recebido equipamentos Bino na época. Sei de pelo menos 2 Belinas, ambas originalmente luxo especial (aquelas com jacarandá) sendo uma Branca do Luis Pereira Bueno e uma vermelha de um professor universitario, que receberam os equipamentos na época, sem contar as Belinas amarelas da equipe Bino/Greco de Rallye. Não sei se alguma delas ainda existe. Com o advento do motor XP 1.400, o aumento de cilindrada para 1440 deixou de ser considerado um ítem tão importante, e alguns corcel e belina receberam apenas a dupla carburação, preparação de cabeçote, etc. O problema é que o Greco já não está mais entre nós e a literatura é escassa, razão dos mistérios que cercam o tema. Possuo alguns equipamentos da Bino, tais como tampa de valvulas e carter de liga leve, dupla carburação, além de cabeçote de GT, pistões de 77 mm, comando 282 e estou preparando meu corcel cupê 71 nos moldes da época. Além disso, tenho um amigo que tem um Corcel 70 preto, Bino legítimo, herdado do pai, e que deseja restaura-lo, e foi bom saber não estamos sós nesta empreitada. Estamos em busca de mais informações técnicas precisas. Coloco-me a sua inteira disposição e agradeceria muito se vc pudesse enviar o material técnico, especialmente alpine e pozzi, que vc possui scaneado para eoveye@hotmail.com
    obrigado.

  78. Boa noite , estava navegando pela net quando deparei-me com esta matéria sobre envenenamento do Corcel e particularmente sobre a Bino. Até hoje o Corcel Bino desperta muitas paixões ,envolto em certo mistério pois é pensamento geral que o mesmo esteja extinto , bem como a totalidade de informações técnicas a respeito do mesmo.
    No inicio dos anos 80, estive envolvido com a restauração de um Alpine e desde esta epoca tinha vontade de comprar e restaurar um Bino, porém nunca encontrei nenhum corcel que pudesse ter sido comprovadamente um Bino, ou seja , com um determinado conjunto de itens que o identificasse como tal.
    Sem querer ,a alguns dias acho que deparei com um em uma cidade no interior do pais, um carro ainda integro e recuperável, que estou em negociação para comprar e então poder afirmar com toda certeza que o Corcel Bino (VERDADEIRO), não esta extinto!
    Para a recuperação do mesmo , disponho de peças mecanicas, instrumentos, peças de acabamento,propagandas, folhetos , listas e relações de peças e serviços fornecidos pela Bino Samdaco , tanto para os kits de peformance como para personalização, que variavam muito de acordo com o gosto e bolso do cliente. Disponho ainda de peças e material técnico Alpine e Pozzi de quem a Bino utilizava alguns componentes como comando de valvulas(Alpine) e cabeçote (Pozzi),nos motores de maior potencia.
    Espero no final do ano de 2010, poder andar e sentir a potencia do motorsinho nervoso e relembrar o Bino que tive nos meus 20 anos de idade.
    Obrigado pela atenção.

  79. Na época da publicação dessa reportagem (1971) o Corcel ainda tinha motor com 1289cc. Essa cilindrada passou a 1372cc com o lançamento do motor XP em 72 (inicialmente só para o GT e a Belina, e extendido para toda a linha em 73). Os kits disponíveis na época tinham pistões maiores (77 mm), e mantendo-se o virabrequim original (também 77mm) chegava-se a um motor quadrado, com 1440cc. Essa era a cilindrada do famoso Corcel Bino e dos primeiros Formula Ford, preparados pela Bino Samdaco. Os motores Renault e CHT 1.6 já vem com pistões de 77 mm (exatos 76,96mm), mas conseguem 1555cc as custas de um virabrequim de maior curso. Para aumentar um pouquinho mais essa cilindrada, pode-se optar por pistões sobre-medida, 0,50 ou até 1,00, mas a diferença será pequena.

    Melhorar um motor Renault ou CHT passa basicamente por quatro pontos principais: melhorar a aspiração, comando, taxa e carburação. Tudo isso era feito pela Bino. Dependendo do estágio, o cabeçote era trabalhado na taxa (9 a 9,5:1), nos dutos de aspiração e podia receber valvulas maiores (provavelmente as do Corcel GT da época). O comando era diferente (até hoje não consegui descobrir a gradação) e o carro usava dois carburadores solex 32 ou DFV 228, originais do próprio corcel. O Resultado do Bino 1440cc era 90HP (ou mais), a 6500 RPM, potencia igual a obtida anos depois pelo 1.6 original a gasolina (que tem 1555cc). O Bino ainda podia ter radiador de óleo, carter de maior capacidade e tampa aletada de valvulas.

    A maioria das alterações podem ser feitas ainda hoje, inclusive usando peças originais. Cabeçote de GT ou de XR3, e comando do XR3, por exemplo, são uma boa opção. Melhorar a carburação também é importante, já que esses motores sempre eram “estrangulados” para maior economia, mesmo na versão 1.6. Coletores para dupla carburação são raros, mas podem ser encontrados junto a antigos preparadores de F Ford. Ou pode-se optar por um Carburador de Corpo Duplo que seja mais eficiente, como o Solex 35 importado que vinha no Corcel GT (hoje caro e raro) ou outro similar mais moderno. Esse carburador podia ser regulado para abertura simultanea das borboletas, mas tinha manutenção complicada, e acabava sendo substituido pelos mecanicos pelo corpo simples do corcel comum, o que era um retrocesso em termos de desempenho.

    Trata-se de um veneno mais ou menos leve, que não compromete a durabilidade. Seu Corcel ou Del Rey pode nao virar um avião, mas com certeza vai ter aqueles cavalinhos a mais que faziam falta. Abs

  80. Oi Lucio,

    Bom dia e obrigado pela visita ao meu blog. Como eu disse, não me lembro exatamente de onde retirei este material, mas foi da internet. Por este motivo não sei dizer com precisão qual a edição da QR. Mas se você der uma olhada na biblioteca do FNVA, talvez encontre mais material a respeito.

    ABraço
    Marcelo

  81. Bom dia, gostaria de saber se vc tem o ano e mes da impressão desta revista da quatro rodas, vou consultar o acervo e verificar em detalhes todas as etapas, tenho atualmente uma C-10 75 e meu sonho de consumo é um corcel 76. Obrigado!

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